PROGRAMAS MOTIVACIONAIS – POR QUE A MAIORIA DELES NÃO PRODUZ RESULTADOS?

Não é o sucesso que traz entusiasmo, é o entusiasmo que nos leva ao sucesso.

Programas motivacionais devem levar em consideração os interesses dos envolvidos, daqueles a quem pretende estimular.

A motivação é algo intrínseco ao homem – está dentro de cada um de nós, portanto, do meu ponto de vista, não há como “motivar” alguém. Há, porém, como estimular as pessoas para que coloquem para fora aquilo que, por natureza, por essência, está e há dentro de cada uma delas.

Por conta disso, prefiro a frase: “Entusiasmar pessoas” à “Motivar pessoas”.

Entusiasmo é agir com determinação.

Segundo os gregos: “Só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano”.

Entusiasmada é a pessoa que acredita em sí e nos outros. É a pessoa que vê beleza no que faz, comemora cada passo que dá adiante, vê com alegria a evolução dos que estão ao seu redor, reconhece os êxitos de todos e vibra. Entusiasmada é a pessoa que tem brilho nos olhos, que põe um sorriso na face enquanto fala de seu trabalho e de suas responsabilidades. Entusiasmada é aquela pessoa que vê oportunidades e não riscos, soluções e não problemas, possibilidades e não dificuldades.

Não é o sucesso que traz entusiasmo, é o entusiasmo que nos leva ao sucesso. Entusiasmo, portanto, é fonte de energia motivacional.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

Áurea Grigoletti é especialista em gestão de RH, escritora, coach e mentora. Diretora de Comunicação da AGERH, também é sócia da E1Conceito – Fortalecimento Empresarial.

 

 Platinum

 Diamante

 Ouro