Nenhuma informação no momento

O RH E A GESTÃO CORPORATIVA NO CINEMA E NA TV

28, Mar. 2024

Como o mundo corporativo é explorado nesses dois pilares da cultura pop.


 Nos últimos anos, a cultura pop tem explorado cada vez mais os intricados labirintos das corporações e dos departamentos de recursos humanos em suas narrativas de ficção. Nos filmes e séries as histórias usam e abusam de situações reais exageradas, cômicas, fantasiosas e aterrorizantes que se desenrolam nos corredores das empresas e oferecem um espelho intrigante para nossa sociedade, destacando questões de poder, hierarquia, ética e até mesmo a luta pela sobrevivência em ambientes altamente competitivos.

Essas obras da cultura pop nos trazem uma ampla gama de perspectivas sobre o mundo corporativo e os desafios enfrentados pelos funcionários dentro desses ambientes, explorando de maneiras multifacetadas em diferentes situações e contextos culturais, demonstrando como a relevância e responsabilidade desses departamentos são parte primordial não somente nas dinâmicas profissionais, mas também pessoais da vida dos trabalhadores.

Neste artigo, citaremos algumas das obras mais notáveis que tratam diretamente ou possuem como pano de fundo o Departamento de Recursos Humanos e a Gestão Corporativa em geral, examinando como elas apresentam o esse tema.

 

The Office (2005-2013)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tNcDHWpselE
Começando com uma das melhores séries de comédia de todos os tempos. Remake americano de uma série inglesa, The Office oferece uma visão hilariante e muitas vezes absurda da vida em um escritório de uma empresa de papel. Estrelada por Steve Carrel e com um elenco impecável, os episódios frequentemente exploram questões complicadas como assédio no local de trabalho, ética empresarial e rivalidades internas, sob um olhar cínico e hilário, retratando como as políticas administrativas, muitas vezes absurdas, de uma empresa se chocam com as realidades caóticas do dia a dia.

 

Amor Sem Escalas
(Up in the Air - 2009)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=mAoLtBSNKC4
Este filme estrelado por George Clooney segue a vida de um consultor de demissões corporativas, cujo trabalho é viajar pelo país demitindo funcionários em nome de empresas que terceirizam essa função. O Departamento de Recursos Humanos aqui é retratado como uma extensão impessoal das decisões corporativas, encarregado de implementar políticas que afetam drasticamente a vida dos funcionários. O filme levanta questões sobre a natureza do trabalho moderno, a desumanização nas relações entre empregador e empregado, e as consequências emocionais das decisões corporativas.

 

Ruptura
(Severance - (2022 até a atualidade)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=XXHFrsN2y4s
Já falamos mais detalhadamente sobre essa espetacular séria aqui (https://agerh.com.br/noticias?id=65). Ela mostra o dia a dia de funcionários de uma misteriosa empresa, onde através de um experimento controverso, os trabalhadores dividem suas vidas pessoal e profissional completamente, sem lembranças uma da outra. Ruptura mergulha profundamente de maneira lúdica e fantasiosa em questões como identidade, alienação e controle corporativo.

 

Um Senhor Estagiário
(The Intern - 2015)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=L8CrPtOZUKw
Estrelado por Robert De Niro e Anne Hathaway, o filme conta a história de um ex-executivo aposentado e viúvo que se inscreve em um programa de estágio para idosos de uma empresa de e-commerce fundada por uma jovem empreendedora. Apesar da diferença entre gerações e visões de mundo, os dois acabam formando uma genuína amizade e aprendendo um com o outro. Comédia com toques de drama que mostra como as diferenças entre os profissionais podem ser superadas e aliadas para colaborar tanto na vida pessoal como profissional.

 

A Missão do Gerente de Recursos Humanos
(Shliḥuto shel Ha'Memuneh al Mash'abey Enosh - 2010)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=WM91XtoQFeM
Filme israelense de drama, com pitadas de comédia, imperdível. Segue a jornada de um gerente de Recursos Humanos de uma grande rede de padarias que é encarregado de acompanhar o corpo de uma funcionária morta em um atentado dentro da empresa, a fim de enterrá-la adequadamente de acordo com os rituais religiosos de até sua terra natal. A narrativa examina a responsabilidade moral e ética do gerente de RH, bem como as complexidades da liderança e da compaixão no ambiente de trabalho.

 

O Círculo
(The Circle - 2017)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NZ-0LFLx3hk
Estrelado por Tom Hanks e Emma Watson, estre drama com pitadas de suspense é baseado um romance distópico que traz uma visão sombria de uma empresa de tecnologia dominante, que combina elementos de Google, Facebook e Apple. A protagonista é contratada para o atendimento ao cliente, mergulhando em um mundo de transparência total e vigilância corporativa. O Departamento de Recursos Humanos nesta história atua como uma ferramenta de controle, monitorando e regulando o comportamento dos funcionários em nome da eficiência e da conformidade corporativa. O filme critica a cultura corporativa obscura e os dilemas éticos associados ao poder das empresas sobre a vida de seus funcionários.

 

A Grande Virada
(The Company Men - 2010)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5TbE0B7wTQM&t=31s
Drama estrelado por Ben Afleck, Tommy Lee Jones, Kevin Costner e Chris Cooper. Executivos enfrentam as consequências do downsizing corporativo em uma empresa de transporte marítimo. O filme explora temas como identidade, masculinidade e reinvenção profissional em face ao desemprego, enquanto os personagens lutam para se adaptar à nova realidade dos tempos.

 

O que você faria?
(El Método - 2005)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=pfMq_-MuIoI
Filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=l5N7aREQx1w
Filme espanhol, baseado em uma famosa peça de teatro "El Método Grönholm". A trama se desenrola em torno de um grupo de candidatos concorrendo a um cargo em uma grande empresa multinacional, que são submetidos a um processo de recrutamento altamente competitivo. O método de seleção é extremamente manipulador, explorando as fraquezas e vulnerabilidades dos candidatos para testar sua capacidade de resistência e adaptabilidade através de jogos psicológicos e estratégias maquiavélicas, levando todos ao limite extremo e pondo suas verdadeiras personalidades e ética à prova. O filme oferece uma reflexão perturbadora sobre métodos utilizados para selecionar e promover funcionários.

 

Mad Men (2007-2015)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7C7LSH9gJeo
Série imperdível aclamada pela crítica e pela audiência. Estrelada por Jon Hamm, segue a rotina e dramas pessoais de publicitários na cidade de Nova York durante os anos 1960. Embora não seja centrada especificamente em departamentos administrativos, "Mad Men" oferece uma visão fascinante da cultura corporativa da época, incluindo as dinâmicas de poder, as relações interpessoais, misoginia e outras questões éticas que permeavam o mundo publicitário da época.

 

O Diabo Veste Prada
(The Devil Wears Prada - 2006)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=6ZOZwUQKu3E
Baseado no romance de mesmo nome, supostamente factual, e estrelado pela "Entidade" Meryl Streep, esse filme, que conta ainda com Anne Hataway, Emily Blunt e Stalley Tucci, segue uma jovem assistente que trabalha para uma editora de moda poderosa e tirânica. Embora centrado no mundo da moda, o filme aborda questões de hierarquia, pressão no local de trabalho e as tensões entre a vida pessoal e profissional, todas as quais são influenciadas pelas políticas corporativas. Meryl Streep encarna aqui Miranda Priestly, um verdadeiro pesadelo em forma de chefe, que além de ser estúpida, esnobe, egocêntrica e implacável, infelizmente é realmente uma sumidade em sua função.  

 

Como enlouquecer seu Chefe
(Office Space - 1999)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3_fG_zLbBeU&t=36s
Filme cult de comédia escrachada que satiriza a vida em um escritório de uma empresa de tecnologia, acompanhando um grupo de funcionários descontentes que planejam roubar dinheiro da empresa, retratada como um reduto de burocracia e ineficiência, onde as políticas corporativas são seguidas cegamente, independentemente de seu impacto real nos funcionários. Explora temas de alienação no trabalho e a busca por significado em uma cultura corporativa superficial.

 

Despachado para a Índia
(Outsourced - 2006)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=eUrzGLDK0fc
Esta comédia romântica segue um gerente de uma empresa de call center dos Estados Unidos que é enviado para a Índia para supervisionar a terceirização de empregos de atendimento ao cliente. O filme aborda questões de choque cultural, globalização e relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, enquanto o protagonista aprende a se adaptar e mudar todo o seu método de gestão para conseguir liderar funcionários que vivem em uma cultura completamente diferente da sua.

 

Succession
(2018 - 2023)
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=OzYxJV_rmE8
Um dos maiores sucessos dos últimos anos. Ganhadora de dezenas de prêmios. Estrelada por Brian Cox que divide a tela com um elenco, por falta de palavras, sublime. Essa série dramática acompanha a família disfuncional de um magnata da mídia e proprietário de uma gigantesca empresa de entretenimento. Succession mergulha nas complexidades da sucessão corporativa, as rivalidades familiares e as manobras de poder dentro de um império empresarial, oferecendo uma visão crua e implacável do mundo corporativo contemporâneo. 

À medida que continuamos a consumir e a criar narrativas que exploram esses temas, é importante lembrar que o um dos principais papéis da ficção, de maneira fantasiosa ou não, é lançar uma reflexão crítica sobre a realidade que nos cerca. Da comédia à sátira, do drama à distopia, essas obras nos lembram que por trás das fachadas corporativas há seres humanos, com aspirações, medos e desejos. Pessoas cujas vidas são moldadas e transformadas pelos ambientes em que trabalham. Ao nos envolvermos com essas histórias, somos desafiados a questionar e examinar de perto essas dinâmicas, buscando uma compreensão mais profunda e tanto do ambiente de trabalho quanto da sociedade como um todo.

Mas é claro que o principal e mais importante papel, é a diversão.

 _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

  

Matéria por Sandro Placido Albuquerque. @sandroscriativo.

 Platinum

 Diamante

 Ouro